Plasmed – Jato de Plasma

 

O PLASMED é um equipamento revolucionário de Jato de Plasma, desenvolvido para estética, totalmente portátil e fácil de transportar.

Com design inovador, onde seus parâmetros estão todos em uma caneta e conta com um case exclusivo, é o único equipamento fabricado no Brasil que é um gerador de plasma por corrente contínua, o que gera um menor processo inflamatório, e, por isso, menos risco de hipercromias.

Porque ter o

Plasmed?

Diferenciais

Programas

Indicações

Sugestões
e protocolos

TÉCNICA DE APLICAÇÃO DINÂMICA POR CONTATO

A técnica de aplicação dinâmica por contato é utilizada para promover aumento da circulação sanguínea local, e, portanto, na área de aplicação deverá apresentar uma leve hiperemia.

APLICAÇÃO POR FULGURAÇÃO PONTUAL

A técnica de aplicação por fulguração pontual é utilizada para promover uma lesão por cauterização do tecido alvo, e, portanto, na área de aplicação deverá apresentar uma pequena crosta pontual de cor escura.

APLICAÇÃO POR FULGURAÇÃO VARREDURA

A técnica de aplicação por fulguração varredura é utilizada para promover a desnaturação do tecido alvo, e, portanto, na área de aplicação deverá apresentar áreas de aspecto esbranquiçado.

Associações com
outros equipamentos

Dados técnicos

Largura: 39mm ±5% 1,53 in

Profundidade: 219mm ±5% 8,62 in

Altura: 34mm ±5% 1,33 in

Peso líquido: 0,160kg ± 5%

Bivolt automático: 100 a 240 V | 50/60 Hz;

Classe de isolamento: CLASSE II

Proteção contra choque elétrico: Parte aplicada Tipo BF

Faixa de temperatura operacional: 5 – 35 °C / 41- 95 °

Registro na Anvisa: 10360319016

Itens inclusos

FONTE DE ALIMENTACAO 5.2VDC 2A

01 CABO DA CORRENTE FIO UNICO CINZA-PINO

01 ELETRODO EMBORRACHADO AUTOADESIVO 5,0 x 9,0cm

01 PONTEIRA RETA

01 PONTEIRA CURVA

01 PONTEIRA CONE

01 PONTEIRA AGULHA

01 PONTEIRA DISCO MENOR

01 PONTEIRA DISCO MAIOR

01 PONTEIRA P

01 PONTEIRA M

01 PONTEIRA G

01 BISNAGA COM GEL (Cap . 100 gramas)

01 MALETA PORTÁTIL IBRAMED

01 MANUAL DIGITAL DE OPERAÇÕES PLASMED – ANVISA

Dúvidas frequentes

Sim, como o equipamento dispõe de uma corrente contínua, para todas as indicações disponíveis do equipamento, se faz necessário o uso do eletrodo dispersivo para gerar o plasma.

O PLASMED é um equipamento de Jato de Plasma que promove a descarga de barreira dielétrica (DBD) utilizando uma corrente contínua e promove a ionização do ar atmosférico por interação com o oxigênio, e assim, ocorre a descarga de plasma.

O plasma é gerado pela ionização do ar atmosférico, se o equipamento não é capaz de ionizar o ar atmosférico, não é possível formar a descarga de plasma de cor azulada que pode ser vista nas aplicações por meio da técnica de fulguração.

O jato de plasma pode clarear a região da micropigmentação, mas para isso são necessárias várias sessões (trabalhando por camadas) devido a profundidade onde é injetada a tinta da micropigmentação e a capacidade de penetração da descarga plasmática no tecido biológico. Já para a remoção de tatuagem NÃO é indicado esse tipo de equipamento.

O terapeuta deve fazer o uso de luvas de látex durante a aplicação.
O equipamento dispõe de uma corrente contínua, se o terapeuta não fizer o uso das luvas, ao encostar no paciente, pode fechar o campo elétrico com paciente e sentir um estímulo (leve sensação de choque). Por isso o uso das luvas de látex é indispensável.

Quando realizamos a aplicação com as ponteiras de contato sem gel, a hiperemia é maior, devido ao aumento da circulação sanguínea local e microfissuras que ocorrem na epiderme, preparando assim a pele para o procedimento posterior. Sendo assim, no caso de utilizar produtos cosméticos com ativos, o ideal é aplicar primeiramente sem gel e depois aplicar novamente no mesmo local utilizando o produto cosmético. Por se tratar de corrente elétrica é importante que o produto cosmético a ser utilizado apresente água em sua composição.
O Plasmed utiliza uma corrente contínua para que ocorra a descarga de plasma, devido a isso, caso utilize durante o ativo cosmético durante a aplicação, o ideal é que seja utilizado produtos cosméticos polarizados, que apresentem polaridade negativa para otimizar a permeação dos ativos no tecido por meio da eletrorepulsão pelo fato da ponteira do Plasmed apresentar a polaridade negativa.
Em relação a intensidade a ser utilizada, por tratar-se de um equipamento que gera alta tensão, quando o equipamento for utilizado sem gel não se deve incrementar intensidade acima do nível 4.

Utilizamos somente as ponteiras de contato.
Realizar a técnica de contato utilizando qualquer uma das ponteiras disco sem gel, realizar a aplicação em toda a área onde estão localizadas as estrias. Após isso, utilizando uma das 3 ponteiras pequenas de contato realizar a aplicação sobre cada estria sem o uso de gel até a hiperemia homogênea (±3 passadas).

Primeiramente realizar a técnica de contato utilizando qualquer uma das ponteiras disco sem gel, realizar a aplicação em toda a área onde estão localizadas as rugas. Após isso, utilizando uma das 3 ponteiras pequenas de contato, realizar a aplicação sobre cada ruga sem o uso de gel até a hiperemia homogênea (±3 passadas). Em seguida, a técnica de fulguração deve ser aplicada em linhas e sulcos intercalando os pontos ao redor da ruga, utilizando a ponteira reta, agulha ou curva.

A técnica de fulguração deve ser aplicada sobre as manchas utilizando a ponteira cone. O parâmetro de aplicação é visual, sendo a aplicação interrompida quando notar um aspecto acinzentado no local, evitando assim que a lesão se torne muito profunda. Sugere-se que, na primeira sessão, a aplicação seja realizada até notar um aspecto esbranquiçado na área de tratamento, a fim de poupar a pele e avaliar sua evolução para as próximas sessões. Embora seja indicada a técnica de fulguração, a aplicação sobre as manchas deve ser realizada com movimentos circulares e não de forma estática, de modo a evitar a carbonização, principalmente em peles mais escuras que tendem a hipopigmentar mais facilmente após o processo inflamatório. A intensidade sugerida para essas aplicações é de 6 a 7, dependendo da tolerância e cor da pele de cada paciente.
Em caso de tratamentos de manchas associado ao rejuvenescimento de mãos, é indicado que seja realizada a técnica de contato em toda a área do dorso das mãos, utilizando qualquer uma das ponteiras disco sem gel. Em seguida, a técnica de fulguração deve ser aplicada sobre as manchas das mãos utilizando a ponteira cone. O parâmetro de aplicação é visual, sendo a aplicação interrompida quando notar um aspecto acinzentado no local, evitando assim que a lesão se torne muito profunda.

Primeiramente é indicado que seja realizada a demarcação da área para facilitar a aplicação, utilizar um lápis branco para demarcar a área desejada, atentando-se para que sejam demarcados os locais de maior presença de flacidez de pele. A demarcação deve ser feita desenhando 2 fileiras de pontos e pontos de ancoragem no centro das duas fileiras. A marcação deve ser feita da periferia da pálpebra superior para o centro dela e de baixo para cima. A técnica a ser utilizada é a técnica de fulguração com a ponteira curva. Não aplicar o equipamento sobre a pálpebra móvel, devido à proximidade com a região dos olhos.

A técnica de aplicação a ser realizada é a técnica de fulguração com a ponteira agulha. O objetivo da técnica para esse tipo de tratamento é a carbonização do centro da verruga e de suas margens. O objetivo é carbonizar a verruga, porém não a destruir. Após a aplicação, com o processo de reparo e regeneração, irá formar uma crosta sobre o local da aplicação e é necessário aguardar que a crosta seja removida espontaneamente, o que pode levar em média 10 dias. Embora seja indicada a técnica de fulguração, a aplicação sobre as verrugas deve ser realizada com movimentos circulares, e não de forma estática, sobre o centro da verruga e suas margens. Indica-se o uso de hidratantes, como o Bepantol, para hidratar a área enquanto houver as crostas.

Primeiramente realizar a técnica de contato utilizando qualquer uma das ponteiras disco sem gel, realizar a aplicação em toda a área onde estão localizadas as rugas. Após isso, utilizando uma das 3 ponteiras pequenas de contato, realizar a aplicação sobre cada ruga sem o uso de gel até a hiperemia homogênea (±3 passadas). Essa técnica é descrita como peeling de plasma. Após isso, realizar a permeação de ativos com as ponteiras de contato disco, utilizando um produto cosmético com polaridade negativa. Em seguida, casos haja necessidade, realizar a técnica de fulguração pontual sobre rugas ou em áreas com presença de flacidez de pele, utilizando as ponteiras reta, agulha ou curva. A fulguração em varredura (pequenos movimentos) também pode ser realizada sobre as manchas que possam estar presentes no local de tratamento, utilizando a ponteira cone.

A carboxiterapia pode ser associada ao Plasmed na mesma sessão de tratamento visando a sustentação do tecido e melhora da qualidade da pele. O LED ou Laser de baixa intensidade também pode ser associado ao Plasmed na mesma sessão de tratamento com o objetivo de controle inflamatório e estímulo do processo de reparo e regeneração tecidual.
Outras modalidades terapêuticas como, radiofrequência, tecarterapia, peelings, ultrassom microfocado, podem gerar um processo inflamatório intenso no local e promovem aumento da sensibilidade da pele, devido a isso, essas modalidades não devem estar associadas ao Plasmed na mesma sessão de tratamento, porém podem ser realizadas em sessões intercaladas dentro de um protocolo de tratamento.

Podem ocorrer algumas reações adversas como:

Queimaduras mais profundas devido ao uso de uma intensidade elevada indesejada e/ou tempo de emissão por ponto de aplicação na técnica de fulguração.

Irritabilidade cutânea que pode ocorrer devido ao uso incorreto dos eletrodos dispersivos.

Discromias e/ou cicatrizes no local de aplicação caso a profundidade da lesão seja maior do que o objetivo terapêutico proposto.