Modellata – Terapia Vibro-Oscilatória

 

O MODELLATA é um equipamento que promove a terapia vibro-oscilatória, combinando forças verticais e paralelas para promover uma profunda mobilização nos tecidos (pele, tela subcutânea e músculos) que possibilitam tratamentos na área médica, reabilitação física e estética.

A tecnologia base para o Modellata tem como pilar mecanismos de oscilação ortostática (plataforma vibratória), sendo que, nesse, o aumento da circulação sanguínea é sistêmico. Já o equipamento Modellata consiste em uma força de vibração oscilatória terapêutica não invasiva, seu efeito mecânico combina forças verticais e paralelas sobre os tecidos e estruturas adjacentes, sem causar danos. Esse efeito, por sua vez, altera a fisiologia vascular, estimulando o aumento da oxigenação cutânea, a melhora da nutrição celular e do tônus da pele, além de auxiliar na eliminação de subprodutos do metabolismo, na redução da aparência da celulite e na distribuição do tecido adiposo subcutâneo e melhorar o fluxo sanguíneo e linfático.

O Modellata favorece o aumento da permeabilidade de ativos na pele, otimiza as trocas metabólicas, induz hiperemia periférica e localizada (o que aumenta a oferta de oxigênio e de nutrientes para os tecidos), tem ação descongestionante e fibrinolítica e, ainda, promove o alívio temporário da dor por estimular os mecanorreceptores da pele, com base no mecanismo de “Teoria de comportas da dor”, de Melzack e Walsh (1965), e na liberação de endorfinas.

Na musculatura, atua facilitando a remoção do lactato pós-exercício, minimizando a dor muscular tardia, além de incitar ao relaxamento e tonificar a musculatura. Com o Modellata, esses efeitos são potencializados pela terapia magnética, pois as ponteiras “Quatro pontos” e a ponteira “Ponto central” possuem imãs estáticas. A terapia magnética é uma prática médica alternativa que proporciona também o aumento na circulação sanguínea, favorecendo o aporte de oxigênio e de nutrientes para o tecido através de seu efeito de magnetização, efeito piezoelétrico e efeito metabólico.

Porque ter o

Modellata?

Diferenciais

Programas

Indicações

Sugestões
e protocolos

Orientações sobre a técnica

Para estímulo tecidual, a terapia deve ser vigorosa com movimentos amplos;

Aplique a técnica por toda a região até atingir uma hiperemia uniforme;

Assim que a pele abaixo do aplicador se apresentar hiperêmica (avermelhada), mude a direção e aplique em paralelo ao local em tratamento;

A persistência sobre o mesmo local após a hiperemia pode provocar petéquias e hematomas;

Manter os aplicadores aderidos à pele para evitar perda de contato;

Para as técnicas de relaxamento, use movimentos lentos e ciclos baixos;

A técnica deve ser iniciada com a frequência de acordo com o nível de tolerância do paciente.

Preparar o paciente para a terapia

Examinar a pele e limpar a área de tratamento;

Limpar os acessórios de aplicação antes e depois de cada sessão de terapia;

Utilizar creme ou óleo vegetal para deslizamento das ponteiras;

Para a aplicação estática, o uso do creme ou óleo vegetal é opcional;

Após o procedimento, é comum o paciente apresentar hiperemia (em alguns casos, ligeiro edemaciamento) e hipersensibilidade.

Técnica de aplicação

Ponteira “Multipontas”: redução temporária da aparência da celulite, modelagem do contorno corporal, melhora temporária da circulação sanguínea local e alívio sintomático da dor muscular;

Ponteira “Côncava para drenagem”: auxílio na drenagem linfática;

Ponteira “Quatro pontos”: alívio sintomático da dor muscular e melhora temporária da circulação sanguínea local;

Ponteira “Ponto central”: alívio sintomático da dor muscular e melhora temporária da circulação sanguínea local.

Protocolos pré-programados 

Modelagem corporal;

Desobstrução ganglionar;

Drenagem linfática;

Aderência pós-lipoaspiração;

Lipodistrofia ginoide (celulite grau 1 e 2);

Lipodistrofia ginoide (celulite grau 3 e 4);

Dor miofascial;

Dor muscular pós-exercício físico;

Shiatsu adaptado.

Associações com
outros equipamentos

Dados técnicos

Alimentação: 100/240V | 50/60Hz;

Classe elétrica: Classe II;

Proteção elétrica: Tipo BF;

Grau de proteção IP20;

Gabinete de plástico;

Temperatura de operação: 5°- 35°C/41°- 95ºF;

Número de aplicador: 1 aplicador em ABS e silicone;

Número de ponteiras: 4 ponteiras de silicone;

Display: soft touth;

Sinal sonoro ao término do tratamento: 3 bips sequenciais;

Protocolos particulares: 20 protocolos particulares que podem ser personalizados e salvos na memória do equipamento;

Protocolos pré-programados: os protocolos pré-programados são sugestões de valores pré-ajustados e estão disponíveis na lista de protocolos. O usuário pode alterar os parâmetros do protocolo pré-programado para o uso, porém o usuário não pode salvar a alteração na memória do equipamento.

Registro na Anvisa: 10360319011

Itens inclusos

1 cabo PP fêmea IEC- 2 x 0,75 x 1500mm 

1 fusível 20Ag de 5A 

1 ponteira “Multipontas” 

1 ponteira “Côncava para drenagem”

1 ponteira “Quatro Pontos”

1 ponteira “Ponto Central”

1 manual de operações digital

1 creme para massagem Modellata – 400g

1 aplicador Modellata

Dúvidas frequentes

O Modellata é um equipamento que produz terapia vibro-oscilatória. Trata-se de uma técnica não invasiva, segura e eficiente, que atua proporcionando uma mobilização tecidual multidirecional, combinando forças verticais e paralelas e promovendo profunda mobilização nos tecidos.

O equipamento possui um aplicador que permite o intercâmbio entre 4 ponteiras (multipontas, côncava, quatro pontos e ponto central), as quais possibilitam várias técnicas. Além disso, ele permite o ajuste do modo contínuo e modo Sweep (ajuste de frequências altas e baixas) e uma frequência máxima de 60cps.

A terapia pode ser utilizada em grandes ou pequenas áreas, sendo indicada ao tratamento de gordura localizada, celulite e fibroses, dores musculares e miosfasciais, manobras de relaxamento e reflexologia, além de estimular para drenagem linfática.

A terapia age diretamente sobre as estruturas da pele, tecido subcutâneo e muscular sem causar desconforto ou traumas. O recurso pode ser realizado em região cervical, torácica, lombar, abdominal, membros superiores e inferiores.

De modo geral, a terapia Modellata promove o aumento da oxigenação cutânea, a melhora da nutrição celular, do tônus da pele, do fluxo sanguíneo e do fluxo linfático. Ela ainda auxilia na eliminação de subprodutos do metabolismo, na redução da aparência da celulite e na distribuição do tecido adiposo subcutâneo, bem como na redução de medidas e circunferência.

O Modellata favorece o aumento da permeabilidade de ativos na pele, otimiza as trocas metabólicas, incita a hiperemia periférica e a hiperemia localizada, o que acelera a oxigenação de nutrientes para os tecidos. Essa terapia ação descongestionante e fibrinolítica, causa o alívio temporário da dor devido à estimulação dos mecanorreceptores da pele, com base no mecanismo de “Teoria de comportas da dor” e liberação de endorfinas.

Geralmente, de 6 a 10 sessões, dependendo do objetivo terapêutico.

Geralmente, esse tratamento é realizado 2 a 3 vezes por semana.

A resposta aos tratamentos estéticos é muito individual, mas, desde a primeira sessão, é possível observar melhora da retenção de líquidos e, ao longo das sessões, outros resultados. De um modo geral, os resultados esperados são: melhora do contorno corporal, redução da retenção de líquidos, redução temporária da aparência da celulite, tonificação e melhora no aspecto da pele, alívio de dor, além da recuperação muscular pós-exercício físico.

A terapia vibro-oscilátoria oferece inúmeras vantagens no tratamento corporal, uma vez que ela trata diversas disfunções estéticas corporais simultaneamente. O interessante do Modellata é que o profissional operador pode combinar dois objetivos terapêuticos em uma mesma sessão, por exemplo: modelagem do contorno corporal, ao mesmo tempo, que realiza uma drenagem linfática através de frequências diferentes pré-ajustadas, resultando em efeitos fisiológicos otimizados.